segunda-feira, 27 de abril de 2009

O que e violencia sexual??

A violência sexual
Apesar do silêncio, a violência não deixa de ser um dos maiores problemas sociais deste século. A violência exercida, por parte dos pais, familiares e outros membros da sociedade, engloba actos que provocam na criança ou no adolescente danos ao nível do desenvolvimento físico e psicológico.

As marcas físicas e psicológicas da violência podem ser intensas e não falamos apenas de ferimentos, infecções sexualmente transmitidas ou gravidezes não desejadas. Não podemos esquecer que o uso da coacção psicológica, da “chantagem” enquanto abuso do poder, é também frequente, sendo em muitos casos, uma forma que o agressor usa para confundir e criar situações de grande ansiedade e angústia na vítima.

Existe violência sexual a partir do momento em que alguém (homem, mulher, rapaz, rapariga) é forçado a ter relações sexuais (com ou sem penetração).

O que é a violência sexual?

  • as situações de abuso, violação e assédio sexual.
  • qualquer acto de natureza sexual não consentido.
  • a agressão focalizada na sexualidade da pessoa, mas que a atinge todo o seu ser.
  • um crime punido pela lei.
Cada pessoa tem direito de escolher ter ou não um contacto sexual. O facto de se utilizar a sexualidade para chantagear e humilhar alguém, é reconhecido pela Lei como uma agressão punível. Mesmo numa situação entre casamento ou namorados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário